Apresentação do Programa

Updated at 05/11/18 13:44 .

Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (Stricto sensu)

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) foi criado em 1976, tendo como eixo central o estudo das doenças infecciosas e parasitárias de maior relevância no Brasil. O referido Programa foi um dos primeiros da área de Saúde na Região Centro-Oeste e tornou-se um marco para nucleação de docentes e pesquisadores em doenças infecciosas endêmicas e negligenciadas.

Nas últimas décadas, houve um crescimento gradativo e contínuo do PPGMTSP com a participação de novos docentes e ampliação das linhas de pesquisas. Em 2001, a CAPES aprovou a implantação do nível de Doutorado e, em 2004, os primeiros doutores foram titulados.  Em 2006, o PPGMTSP alcançou conceito cinco (5) na avaliação da CAPES, o qual se manteve nos demais triênios (2007-2009 e 2010-2012) e quadriênio (2013-2016).

A partir de 2017, o PPGMTSP passou a ter uma única área de concentração "Ciências Básicas e Aplicadas em Doenças Infectoparasitárias e Saúde Pública", que em consonância com as linhas de pesquisa, os projetos em andamento e a proposta curricular refletem o caráter multidisciplinar do Programa, com participação de docentes de diferentes áreas de formação e com forte integração entre pesquisa básica e aplicada.

Objetivos: Formar recursos humanos qualificados para docência do ensino superior e para pesquisa na área de ciências básicas e aplicadas, nos níveis de Mestrado e Doutorado, em Medicina Tropical e Saúde Pública.

Área de Concentração: Ciências Básicas e Aplicadas em Doenças Infectoparasitárias e Saúde Publica.

Linhas de Pesquisa:

• a) Biologia e Patologia da Relação Parasito-Hospedeiro nas Doenças Infecciosas e Parasitárias;
  • b) Bioquímica, Biologia Molecular e Celular de Agentes Infecciosos e Parasitários;
  • c) Biologia de Agentes Transmissores e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias;
  • d) Clínica e Diagnóstico de Doenças Infectoparasitárias;
  • e) Epidemiologia e Vigilância de Doenças Infecciosas e Parasitárias;
  • f) Monitoramento e Avaliação de Intervenções, Serviços e Tecnologias em Saúde;
  • g) Patologia, Epidemiologia e Vigilância de Eventos Não Transmissíveis.

Níveis:

• Mestrado
  • Doutorado
  • Pós-doutorado

Funcionamento do Curso:

Matrícula: Semestral

Tempo de duração do curso:
a) Mestrado: mínimo de 18 meses e máximo de 24 meses;
b) Doutorado: mínimo de 24 meses e máximo de 48 meses.

Número de créditos exigidos:

a)
Mestrado: No mínimo 16 créditos;
b) Doutorado: No mínimo 24 créditos.

• Coordenação
Profª. Drª. Regina Maria Bringel Martins - Coordenadora
Profª. Drª. Mara Rubia Nunes Celes - Sub-Coordenadora
  • Endereço:
    Rua 235 esq. c/ 1ª Avenida, s/n – Setor Universitário – Goiânia - Goiás CEP: 74605-050

• Contato:
    ppgmtsp.ufg@gmail.com