Apresentação do Programa

História

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) foi criado em 1976, como “Curso de Mestrado em Medicina Tropical”, pelo Dr. Willian Barbosa, professor visionário e idealizador do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG). Com eixo central voltado ao estudo das doenças infecciosas e parasitárias de maior relevância no Brasil, o Programa foi um dos primeiros da área de Saúde na Região Centro-Oeste e tornou-se um marco para nucleação de docentes e pesquisadores em doenças infecciosas endêmicas e negligenciadas.

Nas últimas décadas, o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) apresentou um crescimento constante e significativo, marcado pela participação de novos docentes e pela ampliação das linhas de pesquisa. Com enfoque central voltado à biologia, ao diagnóstico, tratamento, controle e prevenção de uma ampla gama de agentes/doenças infecciosas e parasitárias, o perfil do programa se consolidou ao longo do tempo. Em 2001, a CAPES aprovou a implementação do nível de Doutorado, evidenciando o reconhecimento do seu desenvolvimento. Em 2006, o PPGMTSP alcançou conceito cinco (5) na avaliação da CAPES, um feito que foi mantido nos ciclos subsequentes de avaliação (2007-2009, 2010-2012) e no período quadrienal (2013-2016).

A partir de 2017, o programa passou a adotar uma única área de concentração: "Ciências Básicas e Aplicadas em Doenças Infectoparasitárias e Saúde Pública" que, em consonância com as linhas de pesquisa estabelecidas, os projetos em andamento e a proposta curricular, refletem o caráter multidisciplinar do Programa. Isso se traduz na participação de docentes com formação em diferentes áreas do conhecimento, além da forte integração entre pesquisa básica e aplicada, que são elementos essenciais para a abordagem abrangente das questões relacionadas à saúde pública.

Missão

Formar profissionais altamente qualificados para atuarem no ensino, na pesquisa científica e na inovação tecnológica na área da Medicina Tropical e Saúde Pública, ao mesmo tempo que os prepara para serem cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.

Objetivos

Tornar-se referência no cenário acadêmico regional, nacional e internacional com a formação de recursos humanos qualificados para docência, pesquisa, inovação e produção de conhecimento de alto impacto para a sociedade na área de Medicina Tropical e Saúde Pública”.

Valores e Princípios

•  Comprometimento com a excelência na formação de profissionais;
  •  Busca contínua pela eficiência e qualidade dos produtos e processos;
  •  Rigor científico e metodológico;
  •  Valorização das relações Docentes-Discentes;
  •  Solidariedade e Cooperação com outros PPGs dentro e fora da UFG;
  •  Estímulo à inovação e criatividade, pilares fundamentais do desenvolvimento acadêmico e científico.

Responsabilidade Social

A responsabilidade do PPGMTSP, ao formar novos Mestres e Doutores, é garantir que estes apresentem à sociedade um potencial significativo na produção de conhecimento, tecnologia e aprendizagem, alinhado às exigências do Programa e ao avanço da ciência e tecnologia tanto no Brasil quanto no mundo. Em linhas gerais, os profissionais formados devem ser capazes de aplicar o conhecimento científico adquirido de forma a gerar impacto tangível para a sociedade, seja por meio da pesquisa ou do ensino em nível superior. Além da formação, é fundamental que os Mestres e Doutores tenham a habilidade de educar a sociedade sobre o uso adequado do "conhecimento novo", promovendo seu aproveitamento de maneira eficaz e ética.